Fonte: Livro Brinque, jogue, cante e encante com a recreação - 3ª edição
A recreação pode contribuir fundamentalmente na formação motora, dando possibilidades para que a criança possa, através dela, expressar seus sentimentos livres, espontâneos e naturais, desenvolvendo assim, não somente aspectos motores como também cognitivos.
Para a criança, a seriedade da recreação está relacionada ao entretenimento, ao lúdico, ela alarga as suas experiências e seu desenvolvimento, atendendo as suas necessidades biológicas.
O adolescente utiliza a recreação para administrar seus impulsos físicos e sociais na tentativa de se inserir coletivamente num grupo de identidade semelhante a sua.
O adulto utiliza a recreação para equilibrar os desgastes diários do trabalho e deveres sociais, espirituais e físicos.
Kuster (1987) afirma que, em se tratando de contribuir com a educação do indivíduo, a recreação tem uma funçaõ compensadora, pois lhe dá prazer e satisfação pessoal, possibilitando o reencontro com os movimentos, com alegria, a descontração, a espontaneidade, necessárias à vida, na qual não temos mais tempo para pensar, para rir ou sonhar, então, vamos nos recrear, divertir, renovar, refrescar, reanimar, recobrar e ativar o ânimo, só com a "recreação".
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